terça-feira, abril 26, 2011

A prática da vida cristã



"Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." Salmos 145:18

Dia desses batendo um papo com um amigo, ele me revelou algumas de suas fraquezas. Foi bacana da parte dele ter confiado isso a mim, mas a questão aqui não é sobre o assunto que conversamos, mas foi o rumo que esta tomou.

Enquanto ele ia me falando estas coisas, eu me peguei internamente com meus pensamentos, na tentativa de arranjar algum argumento sobre o que eu iria dizer pra ele naquela situação. Iria dar uma palavra de consolo? Uma palavra de motivação? Na verdade nem um e nem outro!
Vi-me na situação dele e pensei: “O que eu faria diante das minhas revelações? O que eu faria depois de me rever, depois de rever o meu interior?

Por várias vezes, compartilhamos da nossa vida com alguém, na tentativa de ouvir algo que nos traga esperança pra continuar na caminhada e resolver algum problema ou até mesmo, que nos traga algum consolo espiritual. Não julgo essa questão de darmos alguma palavra de consolo ou motivação, por que isso se faz necessário e é importante às vezes pra quem está ouvindo.
O negócio é que na minha situação, eu confrontei o cara e disse pra ele: "Cara, eu não tenho nenhuma palavra pra te dar. O que eu posso te dizer é... Coloca em prática tua vida cristã. Levanta de manhã e vai orar, vai ler a bíblia, fala com Deus e busca resolver tuas aflições com Ele. Ele é melhor em palavras do que eu."

Óbvio que eu me senti inútil depois de toda confissão do meu amigo e não falar mais nada além disso!

Mas enquanto eu falei isso pra ele, eu entendi uma coisa. Essa é a forma de colocarmos nossa vida cristã em ação.

Eu penso que, às vezes vivenciamos tanta "lenga-lenga" dentro da igreja durante alguns anos da nossa fé, que acomodamos nosso ser (corpo, alma e espírito) na realização efetiva das coisas cristãs. Digo isso, por que sei de mim e confesso que me peguei nesta situação por várias vezes.

Acredito que nossa vida cristã é baseada em princípios. Assim como, desde que nascemos aprendemos a ter princípios e valores de educação com o próximo, na nossa vida cristã é a mesma coisa. Ela é fundamentada nos valores reais da vida que se leva com Jesus e nos princípios de seus ensinamentos.

Jesus disse: "... buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). É claro que este versículo, inteirando o capítulo, fala sobre as necessidades básicas do homem como comida e roupa, mas a questão é, se nós buscarmos em Deus, Ele vem e nos supri. Se buscarmos em Deus, Ele vem e nos ensina e se, buscarmos em Deus, Ele vem e nos consola, nos dá esperança, nos fala aquilo que realmente precisamos ouvir.

Jesus era e é o Cristo e tinha sua vida aqui na terra baseada em princípios e valores a qual ele falava ao povo. Nós somos os pequenos cristos, logo, nossa vida também deveria tender pra este lado.

Jesus deixou vários exemplos da sua vida (e Ele era tão simples!). Ele orava, Ele jejuava, Ele citava a bíblia, Ele evangelizava. Coisas que estão ao nosso alcance e que todos nós podemos fazer.

O que quero dizer é que toda essa prática nos dá poder de muita coisa. Dá-nos um entendimento claro da verdade que acreditamos e que um dia aceitamos (por que muitas vezes, por causa da religiosidade, deixamos de acreditar) e fortalece a nossa fé na caminhada. Nos dá a esperança da vida, de viver de forma simples, como Jesus, sem problematizar todas as coisas, mas crer que em todo o momento Jesus está conosco e que Ele sempre nos dará o suporte que precisamos.

Ele é um ser vivo, verdadeiro e real e que faz as coisas acontecerem segundo a medida e proporção da nossa fé. Por isso a importância de exercemos nossa fé. Nossa vida cristã.

Jesus não é um senhor de clichês de frases prontas. Não seja um crente religioso (Salmo 32:8-9) usando de sua vontade pra que as coisas aconteçam, mas seja sincero com Deus.
Seja corajoso e fale ao Pai toda sua preocupação, ore a Ele toda sua tristeza e também agradeça pelas alegrias. Chore, ria, pranteie e também cante. Pratique o amor de Jesus. Ajude quem precisa e fale do amor de Jesus pra outras pessoas. Leia e medite sobre esse amor. Cante desse amor.

A vida é uma linda canção de amor que só você e Ele sabem cantar!

Vamos praticar? Mãos a obra!

No amor de Jesus...
Lucas Miller

Nenhum comentário:

Postar um comentário